Pesquise aqui os produtos mais baratos da internet. O Marudá Ofertou

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Competição sobre as águas é tradição de meio século em Algodoal

A regata de Algodoal é uma tradição de mais de 50 anos. Em 2015, a vitória ficou com a equipe de Salinas.
Do G1 PA
A Ilha de Algodoal, município de Maracanã, fica localizada a 2h30 de Belém. O lugar é o cenário da competição nas águas.  A regata de Algodoal é uma tradição de mais de 50 anos, e há 7, foi inserida no calendário oficial das provas esportivas do município.
Raimundo Mamede, de 73 anos, participou das primeiras regatas. “N anossa época, não tinha tanto barco”, comenta. Foi vendo o avô e o pai competindo que Mamede Júnior aqui resolveu participar também. “Meu pai brincou regata. ele sempre falava pra gente que era muito bonito. eles usavam isso como meio de transporte até Marapanim”.
O “avuado” é como o ribeirinho chama qualquer alimento na brasa, assadinho na hora, ali dentro do próprio barco. “Nós temos que recarregar a energia porque o percurso vai ser muito longo”, diz Roberto Sena, pescador.
O prato cheio serve a turma de Salinas que enfrentou 3 horas de viagem pelo rio, só para competir.  A competição mexe também com a vida dos moradores. Seu José é pescador, e aguarda o ano todo pela mudança de canoa e de uniforme. “O vencedor não é só aquele que ganha o prêmio. o vencedor é aquele que concorre na regata”, garante João Teixeira.

Nó bem apertado, vela conferida. A competição começa. Nas águas agitadas, “haja braço” no duelo entre o homem e o vento. São duras horas de percurso. Na chegada, o público se reúne para saudar os campeões.

Lembram do grupo de Salinas? E não é que o “avuado” deu a força que eles precisavam? A equipe tirou primeiro lugar na categoria “canoa cheia”.

A festa da vitória começou na água e logo depois seguiu para a barraca onde o carimbó de raiz celebrou a tradição.

O Marudá Ofertou

Publicidade: Sua marca aqui! 728 x 90

Publicidade: Sua marca aqui! 728 x 90

Publicidade: 1

Arquivo de postagens do site