Pesquise aqui os produtos mais baratos da internet. O Marudá Ofertou

sábado, 13 de maio de 2017

Qual a distância entre a Terra e a Lua?

Resultado de imagem para terra vista da lua
Foto divulgação
Por Tim Sharp | Space
Traduzido e adaptado por Matheus Gonçalves

A Lua da Terra é o objeto mais brilhante no nosso céu noturno e o corpo celeste mais próximo. Sua presença e proximidade fazem com que ela tenha um papel importante para que a vida seja possível na Terra. A força gravitacional lunar também estabiliza a oscilação da Terra em torno do seu eixo, tornando o clima estável.

A órbita da Lua ao redor da Terra é elíptica. No perigeu (aproximação máxima entre a Terra e a Lua), a Lua fica a apenas 363 mil quilômetros de distância. No apogeu, a maior distância entre os corpos, ela fica a 405 mil quilômetros da Terra. Em média, a distância é de aproximadamente 384.400 quilômetros. No entanto, a Lua está se afastando da Terra a uma taxa de aproximadamente 4 centímetros ao ano.

A rotação da Lua é sincronizada com a Terra. Em outras palavras, a Lua gira em torno do seu eixo praticamente no mesmo período de tempo que leva para girar em torno da Terra: 27 dias e 8 horas, o que é chamado de mês sideral. Portanto, sempre vemos o mesmo lado da Lua.

Quanto tempo leva para chegar até a Lua?

As missões Apolo levaram cerca de 3 dias para chegar até a Lua. Entretanto, a viagem mais rápida foi feita pela sonda New Horizons, que ultrapassou a Lua em apenas 8 horas e 35 minutos, seguindo a caminho de Plutão.

Forças de Maré

As marés acontecem por conta da atração gravitacional da Lua. Os oceanos são atraídos na direção da Lua, fazendo com que as águas marítimas mudem de nível conforme a posição do satélite.
Mistérios do mundo

O Marudá Ofertou

Publicidade: Sua marca aqui! 728 x 90

Publicidade: Sua marca aqui! 728 x 90

Publicidade: 1

Arquivo de postagens do site