Pesquise aqui os produtos mais baratos da internet. O Marudá Ofertou

terça-feira, 22 de maio de 2018

Após EUA e Guatemala, Paraguai inaugura sua embaixada em Jerusalém

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, inaugurou, nesta segunda-feira (21), a embaixada em Jerusalém
Divulgação/Presidência do Paraguai

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, inaugurou, nesta segunda-feira (21), a embaixada em Jerusalém.

Celebração contou com a presença de Benjamin Natanyahu, que declarou que seu país tem uma grande dívida de gratidão com o Paraguai; entenda.

Seguindo o exemplo dos Estados Unidos, o governo do Paraguai inaugurou, na manhã desta segunda-feira (21), a sua embaixada em Jerusalém. Com isso, já somam-se três nações na lista das que reconheceram oficialmente a cidade como a capital de Israel.

Além da nação comandada pelo presidente norte-americano Donald Trump e a governada pelo paraguaio Horacio Cartes, a Guatemala também está na lista dos – por enquanto, poucos – países que transferiram suas representações e abriram uma  embaixada em Jerusalém .

"A decisão soberana é um acontecimento histórico para os vínculos de amizade que unem Israel e Paraguai", disse Cartes, durante o evento. Ele ressaltou ainda que seu país compartilha "valores e princípios como democracia, liberdade, defesa dos direitos humanos e tolerância" com os israelenses. 
O presidente paraguaio ainda defendeu não ser "amigo de posições mornas ou ambíguas" e, ainda em seu discurso oficial, declarou apoio a "uma nobre e valente nação", referindo-se a Israel. Cartes destacou também o aniversário de 70 anos da criação do Estado de Israel .

Por sua vez, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que também esteve na celebração, disse que seu país tem uma grande dívida de gratidão para com o Paraguai, ressaltando que "este é um grande dia" para ambas as nações e "um grande dia para a amizade".


Com as novas embaixadas, os três países rompem uma barreira que mantinha as representações fora da cidade sagrada, em consequência da disputa religiosa pelo território.

Mais uma embaixada em Jerusalém
A inauguração dessa embaixada paraguaia acontece exatamente uma semana após a conclusão da transferência da sede diplomática americana de Tel Aviv para Jerusalém .

A abertura da embaixada dos EUA na cidade sagrada aconteceu em meio a protestos e a confrontos na fronteira de Israel e a Faixa de Gaza – região do território palestino. Na ocasião, 60 palestinos foram mortos e mais de 2,7 mil ficaram feridos, 

Não demorou muito para a Guatemala seguir o exemplo dos norte-americanos e se tornar a segunda nação a inaugurar a sua embaixada em Jerusalém , atitude que é replicada hoje pelo governo paraguaio. 

Leia também: Seguindo os Estados Unidos, Guatemala inaugura embaixada em Jerusalém

* Com informações da Agência Ansa.

Fonte: Último Segundo

O Marudá Ofertou

Publicidade: Sua marca aqui! 728 x 90

Publicidade: Sua marca aqui! 728 x 90

Publicidade: 1

Arquivo de postagens do site